terça-feira, 10 de novembro de 2009

Já tomou seu anticoncepcional hoje?



Se a resposta for afirmativa: ótimo. Não é radicalismo. Feminismo. Nada disso. A questão é que venho protestar por todas as vezes que faço a bendita pergunta num ônibus cheio: "Moça (grávida ou com uma criança pequena no colo), quer sentar no meu lugar?" Educação, sentimento de culpa, obrigação imposta pela sociedade. Poderia ficar noite adentro elecando motivos para deixar meu conforto lugar num coletivo e ficar em pé chacoalhando a cada curva que o morotista faz como se estivesse na Stock Car ou na Fórmula 1.

A verdade é que o número de jovens grávidas parece triplicar. Não me refiro a estatísticas do IBGE. Tomo como referência gurias da minha idade, ou seja, vinte e poucos anos e carregando a responsalidade de colocar e cuidar de um novo serzinho que cresce. Aí é que me pergunto: falta de informação? de camisinha, talvez? falta de vergonha na cara? Meu papel não é julgar, mas confesso que ver a gurizada com ensino superior, com acesso a informações sobre prevenções de gravides e DST's acabam por cometer tal "deslize".

Acidentes acontecem? Claro que sim. Que atire a primeira perna quem nunca passou por um susto. Porém, colocar uma criança no mundo requer dinheiro, amor, paciência. Trará alegrias e também um desfalque no bolso. Se eu quero ter filhos? Claro. Sou nova, gozo de boa saúde (falei bonito, né?) e sonho com isso deste a infância.

Só que a hora ainda não chegou. Mal conseguiria me sustentar "all by myself", quanto mais a outro elemento. Fica a dica. O alerta. Pense nos prós e contras. Sexo é bom quando nos prevenimos de doenças, quando REALMENTE planejamos um pimpolho. Cuide-se. As maternidades agradecem, pois prevejo superlotação nos hospitais de Porto Alegre em 2010.

E você, já tomou seu anticoncepcional hoje? MESMO? DE VERDADE...rs?

6 comentários:

Marcus disse...

Acredito que não é falta de informação não, vemos todos os dias como previnir filhos, e acredito que muita gente não se importa se o filho vai ter um futuro ou não!

iti disse...

falata de informação
ou falta de vergonha na cara?
http://www.maquinazero.com.br/

Gabri Rodrigues disse...

Começo hoje a minha cartela! ;D
auhuahuauahuhauha

Me pergunto isso também, se é falta de informação ou de vergonha na cara.
Acredito que é de vergonha na cara mesmo, informação tem em todo lugar, pra quem quiser e quem não quiser tbm ver!

simple_chi! disse...

legal o post. acho que não é exatamente falta de informação, acho que é falta de educação..
ótimo blog! ;)

bjs

http://quadrado-magico.blogspot.com/

Pati disse...

Acho que passou a época em que garotas com 18 anos ou mais um pouco que isso, usavam como desculpa a falta de informação ao engravidar.
Porque é impossivel!
Tem a escola que ensina logo cedo (eu aprendi na 7ª série), tem revistas (principalmente essas de garotas teens), jornal, filme, documentários, médicos... E o pior, meninas como exemplo da consequência por não se cuidar.
É realmente não ter nada na cabeça, porque uma gravidez não planejada não só destroi a vida da garota e do garoto como também a criança não vai receber tudo o que merece (não é generalizado, mas na maioria das vezes quem acaba cuidando da criança são os avós...)

Eu acho um absurdo ainda ter tanta menina que não se cuida, que deixa esses deslizes acontecer.
Tudo no seu tempo, no seu devido tempo.

Eu sempre me cuido, e por um bom tempo ainda vou me cuidar. Penso em primeiro em mim, não quero ter mais responsabilidades do que já tenho.

Ótimo post, parabéns!

Críticas de cinema, www.cafedefita.blogspot.com

Paty disse...

Oi, obrigada por visitar o meu blog! Sou colorada tb...
Enfim,concordo com o pessoal aí, as pessoas até têm informação, mas ninguém acha que vai acontecer consigo, acabam agindo de forma irresponsável.