quarta-feira, 17 de março de 2010

Lago Paranoá x Rio Guaíba

Adoro minha terra. O lugar que nasci e cresci guarda lembranças que vêem à cabeça nas horas mais estranhas. Tomando um café, no meio tarde na correria do trabalho, no final de semana tedioso olhando para o teto.

“Como é o nome daquele lago de vocês?”

Infinitas as vezes em que gritava: “É rio, não é lago!” É mais ou mesmo como se errassem o nome de alguém da família, do melhor amigo.

Adoro o Guaíba. Adoro aquele ar fresquinho que vem dele. Sujo, eu sei. Mesmo assim, é parte da minha vida. Um capítulo da minha história. O pôr-do-sol que alenta depois do pior dia da tua vida. O pôr-do-sol que traz lembranças de um tempo que nunca vivi. Um tempo bom.

Tô aprendendo a gostar do Paranoá. Se eu pudesse, mudaria o mapa. Ligaria o rio e o lago de um modo que existisse uma ponte bem curtinha para atravessar a hora que eu quisesse.

Saudade. Saudade imensa. Daquelas que escorre uma lágrima do canto do olho. Saudade do Beira Rio. Saudade da Redenção. Saudade da Cidade Baixa.

Vou adorar a nova terra. Terra novinha. Cinquenta anos versus duzentos e trinta e oitos anos. Eu vou me adaptar. Adaptar-me às superquadras, às voltas da ‘zebrinha’ em torno da Esplanada, a falar você ao invés de tu.

Saudações candangas.

2 comentários:

LOLLY D. disse...

own, é tão bom amar a terra da gente! Mostra respeito pelo nosso passado nela.

William disse...

Realmente, deve ser muito bom amar a terra da gente ...
Pena que eu não amo a minha !
=SS

Tipo, AMO Pernambuco, mas não gosto da minha Cidades não, que fica em Pernambuco !
^^