terça-feira, 4 de agosto de 2009

'Música é o nosso oxigênio'

Acho que uma das melhores coisas de se fazer aniversário (a data já passou há pouco mais de uma semana) é analisar o ano que passou e relembrar aquilo que, de uma forma ou de outra, te ensinou uma lição, te deixou uma marca: a primeira paixão, o primeiro beijo, o primeiro porre, a timidez no colégio, a transformação radical no cabelo e o primeiro ano da faculdade.

Pois bem, cheguei no ponto que eu queria: o primeiro ano da faculdade. Uma semana antes do começo das aulas, eu pedia inúmeros conselhos ao meu irmão: "estuda; não mata aula; não fuma maconha; mata aula só no final do semestre; os professores ficam com os alunos; em 70% das vezes não vai adiantar chorar por nota; tu vai virar noites estudando; tu vai ter as melhores festas da tua vida; tu vai sentir falta da vida do colégio na hora do TCC."

Durante os últimos anos do colégio, tinha um vício: ouvir o Cafezinho. Para quem não conhece, o Cafezinho é um programa da rádio Pop Rock 107.1 FM, aqui do Rio Grande do Sul, que consiste num bate-papo informal e bem-humorado entre os comunicadores da emissora. Não perdia nenhum dia sequer. Altas gargalhadas. Com o tempo, ficou mais díficl acompanhá-los diariamente, mas sempre que posso, sintonizo nos caras.

A verdade é que a rádio me deixou uma marca. Por ser universitária (faz parte da rede ULBRACOM - Ulbra Comunicação), apresenta um perfil diferente das outras. O Cafezinho foi a prova de que os comunicadores entendiam bem seu público-alvo. Não é à toa que, quando eu ia de van para a faculdade, toda vez que eu entrava no veículo estava tocando a vinheta do programa Rádio-Relógio que iniciava às sete horas da manhã. A vinheta era uma música clássica dos anos 90 da banda Crash Test Dummies.

Sempre que eu ouço esta música me vem aquele sorriso nostálgico. Lembro-me do colégio e do início da faculdade. É aquela coisa que, num primeiro momento, pode até soar um tanto quanto estúpida. Mas faz parte de mim, faz parte da minha vida. Ganhei até um bolão do Campeonato Brasileiro da Máquina do Cafezinho (programa esportivo que narra os jogos de Internacional e Grêmio, quando relaizados em Porto Alegre)! É o tipo de coisa que a gente não explica, apenas curte. Talvez eu tenha sido na época errada. Deveria ter vindo ao mundo nos anos 50 ou 60, quando as pessoas curtiam as ondas do AM e FM!

Dessa forma, deixo vocês com "The Ballad of Peter Pumpkinhead" de Crash Test Dummies.

9 comentários:

Dtescom.blogspot.com disse...

è uma ótima musica, adorei.

Anônimo disse...

adorei, uma ótima musica :D

Marcela disse...

gostei do texto! sou universitária e fiquei pensando no que vou guardar desse momento para daqui alguns anos :D

onomeeperspectiva.blogspot.com

Marton Olympio disse...

concordei com quase todo o post...
menos a musica final. ai, ai, ai,. rs

beijos

ps.: e apareça!

Unknown disse...

Isso acontecerá comigo em breve

Pan Lenian R. S. disse...

Música é uma das melhores coisas do mundo mesmo!
E bons conselhos esses do seu irmão (é dele mesmo certo? Memória fraca :P) Quando chegar a minha vez vou lembrar deles tbm :D


PS: Virei seguidora tbm
Beijos ;*

TPR disse...

O AMBIENTE DA FACULDADE É DEMAIS

Pomba disse...

por isso q digo a vida tem que ter trilha sonora rsrs

Bruna disse...

Sempre que estou vivendo um momento eu penso, nem que por uma fração de segundos, que sentirei falta daquilo.
Relembrar é sempre bom, e o interessante é que sempre tem uma música de trilha sonora ^^
Abraços