sexta-feira, 13 de março de 2009

CAMPINAS e/ou/versus PORTO ALEGRE

NOSTALGIA: 'descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. É um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia, é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e nao diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa. Com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade' (Wikipedia).

Na verdade, depois de ler uma definição sobre nostalgia, não sei definir o que é pior: NOSTALGIA OU SAUDADE. Sim, porque atualmente vivo um dilema. Sabe quando a gente fica pensando muito nas coisas que viveu, num determinado período, num determinado lugar?

Pois então, dá aquela saudade, aquela vontade de voltar no tempo e reviver tudo aquilo. Rever os amigos, os bares, as ruas. Reviver os tantos momentos e sentimentos inesquecíveis: o choro, a paixão, a alegria, a amizade e, por que não, a tal da nostalgia e da saudade.

Nostalgia por relembrar os momentos da época de colégio, começo de faculdade, quando enxergamos um futuro perfeito, um futuro brilhante. Saudade porque quando atingimos parte daquilo que queremos (como um trabalho bacana, num diferente - como falei no blog no ano passado, quando mudei temporiamente para Campinas), acabamos por sentir falta dos amigos, da família, a qual temos que nos afastar para atingir nossos obejtivos.

A vontade de voltar para onde estava ou até ir para outro lugar, eu confesso, é grande. Mas acho que é a vontade de alguma forma e de outra passar novamente por todas as coisas boas que vivi.
E como uma boa colorada, encontro-me num destes momentos em que quero para de pensar naquilo que já passou, mas o destino insiste em deixar minha mente confusa. Por quê?

Adivinhem qual o próximo adversário do Glorioso na Copa do Brasil. Acertou quem falou o time de Campinas, Guarani. Não sei a data e muito menos o local, pois nada foi definido. Só sei que antes, durante e depois da partida, permanecerá esse estranho sentimento chamando nostalgia...

4 comentários:

Marton Olympio disse...

Ja dizia a doroth: mão há lugar como a nossa casa!

belo post!

http://martonolympio.blogspot.com/

Eu amo a E.Y. disse...

Contra o Guarani vocês passam brincando.

parabéns pelo Blog!

Anônimo disse...

Dificil escolher qual é o pior. Eu sou muito nostalgico, mas tb saudosista. É ruim, mas tb é bom.

Carla M. disse...

Ainda bem que vocês são gaúchas, colaradas e não desistem nunca!!!

beijocas!