terça-feira, 14 de julho de 2009

NÃO ME PERGUNTES ONDE FICA O ALEGRETE...

Abro a janela do meu quarto todos os dias e me pego pensando: foi neste chão que eu cresci, me criei e estudei até hoje, mas meu coração fica sempre tão longe, mas tão longe que chega atravessar o mapa do Rio Grande do Sul. Sim, nasci a 500 km daqui, mais precisamente no Alegrete.
O famoso Canto Alegretense em suas estrofes, talvez não consiga descrever todo amor pelo Alegrete que um nascido por aqueles pagos carrega no peito! Sim, amor, palavra que dificilmente ouso usar, porque acredito que amor é pra sempre, e paixões são transitórias, efêmeras. Chamo de amor todo aquele sentimento ja sedimentado dentro do meu coração e que nem o tempo, nem a distância seria capaz de modificar!

O que sinto quando penso na minha terra é um aperto no meu peito, que aumenta os batimentos do meu coração e me faz crer que nada me tira esse orgulho de nascer onde nasci. Vim com três anos morar em Porto Alegre, tudo indicava que minhas raízes se fixariam no solo da capital, mas o tempo e o tal do amor, me provaram o contrário.

Não consigo ficar muito tempo longe, meu peito parece que vai explodir de tanta saudade! Saudade, palavra que aprendi a conviver desde muito pequena. Saudade da praça, do Rio Ibirapuitã, dos amigos que lá moram, dos amores que lá deixei, da família que ainda mora lá e principalmente, saudade de sentir meus pés naquele chão!

Dizem que quem bebe da água do Ibirapuitã, sempre acaba voltando... acredito piamente nisso!

3 comentários:

Anônimo disse...

só de ler tuas palavras, ouvir tuas histórias e imaginar tuas descrições, me sinto íntima do teu tão amado Alegrete! espero só poder confirmar toda a imagem que tenho dele, e quero provar da água desse rio pra ver se é verdade mesmo que eu vou querer voltar!

beeijo minha alegretense preferida :D

Anônimo disse...

á, e se eu não me perder por lá, pode me perguntar onde fica o alegrete!

Anônimo disse...

Oi Vivica, vim aqui retribuir e agradecer sua visita em meu blog, fico lisonjeado com os elogios e saiba que é recíproco, afinal, nós nos esforçamos para deixar a internet mais inteligente não é msm?

Nem posso imaginar o quanto vc é ligada em sua terra, embora que nós, pseudo-espíritos livres (rsrsrs) queremos sempre mudar, o que fica de impressão é como vc escreve bbem.

Abraços!